Saiba mais sobre os “dentes do juízo”

Os dentes do siso são os terceiros molares e últimos dentes de cada lado da arcada. Por serem os últimos dentes a nascer, normalmente entre os 16 e 20 anos de idade, são popularmente conhecidos como “dentes do juízo”.

Com o aparecimento dos sisos, vêm com eles muitos problemas: geralmente, nessa idade, todos os outros dentes já estão acomodados na boca e, assim, não há espaço suficiente para eles. Eles podem ficar presos no interior da gengiva, entre outros dentes ou no osso, podendo causar inchaço, dor e inflamações. Também é possível que eles erupcionem e empurrem os outros dentes, deslocando-os e causando outros problemas, como apinhamento.

Por todos esses possíveis problemas que os sisos podem causar, a cirurgia para sua retirada é necessária para a maioria das pessoas. A cirurgia é bem simples, sendo realizada no próprio consultório com anestesia local. Em casos mais complexos, pode ser necessário que o paciente seja levado ao hospital para fazer o procedimento.

Porém, nem todo mundo precisa retirar os sisos. Apesar de raro, algumas pessoas nascem com os sisos alinhados e sua retirada não é necessária. O ideal é que assim que surgirem os primeiros sinais do siso, como uma leve coceira na gengiva, o paciente procure seu dentista para uma avaliação criteriosa.

Mas se eles só atrapalham porque nascem

Os dentes do siso tinham como função manter a mastigação. Eles eram mais necessários porque os dentes permanentes que nasciam a partir dos 6 anos eram perdidos muito cedo pela ação de placas bacterianas e cáries. Hoje em dia, sua função original foi perdida, pois a perda precoce dos dentes é rara devido ao avanço da odontologia.

Cuidados pós-operatório do siso

Os cuidados no pós-operatório da retirada do siso são muito importantes:

Nas primeiras 48 horas, é recomendável que você:

-Faça compressa com gelo;

-Alimente-se com uma dieta líquida, gelada e pastosa;

- Descanse com a cabeça um pouco inclinada;

- Não faça bochecho;

– Evite exposições ao sol;

– Não faça esforço ou qualquer tipo de atividade física.

Após o segundo dia, faça o bochechos com enxaguante bucal.

Não descuide da higiene bucal: Pratique a higiene normalmente com escovação com uma escova macia ou extra macia, uso do fio dental, aliado a utilização de um antisséptico bucal, mas sem fazer bochecho muita com força.

A alimentação ideal para ajudar na recuperação

- Sopas: É o prato mais indicado nos primeiros dias após a extração do siso por ser fácil de ingerir, só é preciso tomar cuidado com a temperatura, pois se estiver muito quente pode causar dor, sangramento e complicar na cicatrização. Por isso, espere esfriar um pouco e quando estiver bem morna, estará na temperatura certa para degustar sem medo.

- Legumes: Após alguns dias você estará pronto para devorar alimentos mais sólidos. E nada melhor do que voltar a rotina com legumes. Além de nutritivos, esses alimentos são ótimos para serem ingeridos bem amassadinhos, como se fosse um purê.

- Sorvete: Muito mais do que uma sobremesa gostosa, o sorvete alivia a dor e o inchaço do pós-operatório por ser bem geladinho, por isso, é sempre recomendado por profissionais.

- Sucos e Vitaminas:  Além de refrescar, aliviam a dor e o inchaço da operação sem causar dor.

Agende uma avaliação odontológica em Araucária: 41.3031-3110 . Whats: 41.9842-0706

email: contato@athosodontologia.com.br

Athos Odontologia . Saúde, Prevenção . Estética
Profissionais qualificados e especializados.

Atendemos os planos odontológicos: Amil, Bradesco, DentalUni, MetLife, OdontoPrev, PrimaVida, Prodent, Unna, Sulamerica e Unimed.