Tabagismo e Saúde Bucal

O consumo de cigarros pode afetar quase todos os órgãos do nosso corpo, inclusive a saúde bucal, a começar pelos dentes dos fumantes que estão sempre manchados, o tom amarelado se deve ao alcatrão presente no cigarro e que causa ainda, mau-hálito.

O tabagismo desempenha ainda, papel significativo em muitos casos de câncer bucal diagnosticados a cada ano. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que 8 entre 10 pacientes com câncer bucal eram fumantes. Sempre que a pessoa inala, as substâncias químicas prejudiciais dos produtos com tabaco passam primeiro pela boca e pela garganta antes de atingir os pulmões. Com o tempo e a exposição continuada, essas substâncias podem causar mudanças na cavidade bucal, que podem levar ao câncer bucal.

Doença periodontal (gengiva)

A doença periodontal, uma infecção da gengiva e dos ossos ao redor dos dentes, resulta de formações de bactérias bucais prejudiciais e pode levar à perda do dente. Pessoas que fumam têm duas vezes mais risco de desenvolvê-la do que os não fumantes.

O tabagismo interfere no sistema imunológico tornando difícil para o corpo combater as bactérias que causam as doenças periodontais. O tratamento periodontal pode até não ter o mesmo sucesso esperado para um fumante do que para um não-fumante, pois o tabagismo dificulta a cicatrização da gengiva.

Além dos riscos mais graves de câncer bucal e doença periodontal, o tabagismo também pode afetar os sentidos do paladar e do olfato e atrasar a recuperação após a extração de um dente ou qualquer outro procedimento dentário.

Mantendo os cuidados em casa

A nicotina do cigarro é uma substância causadora de dependência extrema; por isso não é fácil deixar o hábito de fumar. Entretanto, se a pessoa for fumante, parar de fumar será um passo importante para melhorar a saúde geral.

Uma vez que deixar de fumar é um grande desafio, a maioria das pessoas precisa de apoio. Não se deve hesitar em conversar com o dentista sobre o desejo de parar de fumar. Com a decisão de parar de fumar, um tratamento para clarear os dentes é bem-vindo pois tem efeito rápido na autoestima e manter a boca e os dentes limpos poderá ser um incentivo diário para buscar a saúde perfeita. A escovação diária com creme dental com flúor e uso do fio dental previnem a cárie e a doença periodontal.

Agende sua avaliação: 41.3031-3110 . Whats: 41.9842-0706

email: contato@athosodontologia.com.br

Athos Odontologia . Saúde, Prevenção . Estética
Profissionais qualificados e especializados.

Atendemos os planos odontológicos: Amil, Bradesco, DentalUni, MetLife, OdontoPrev, PrimaVida, Prodent, Unna, Sulamerica e Unimed.